Palavras do Chefe do CPEX no Aniversário de 43 Anos
O ano é 1823, em frente à primeira companhia do Batalhão do Imperador encontra-se o jovem Tenente-Ajudante Luiz Alves de Lima e Silva, na expectativa de receber o pagamento do mês de março.
Já em 7 de junho de 1865, o decreto número três mil, trezentos e um determina que os voluntários para a Guerra do Paraguai recebessem, além do soldo, trezentos réis a título de gratificação.
Com essas duas passagens, adaptadas, relacionadas às atividades de pagamento e de documentos originais, início as homenagens ao aniversário de 43 anos do Centro de Pagamento do Exército.
Criado 1982, fruto da evolução de estruturas de pagamento desde a Vedoria Geral das Tropas Portuguesas, que remunerava seus integrantes com soldadas, o CPEx é uma organização militar diretamente subordinada à Secretaria de Economia e Finanças e que possui a missão de executar, centralizadamente, as atividades de pagamento de pessoal.
Atualmente, o CPEx processa o pagamento de, aproximadamente, 220 mil militares ativos, 75 mil veteranos, 125 mil pensionistas e 20 mil servidores civis, o que perfaz um total de 440 mil pessoas vinculadas ao Comando do Exército e que reflete na execução financeira de R$ 48 bilhões de reais anuais, representando cerca de 86% do orçamento do Exército.
A fim de cumprir essa missão, conta com um efetivo de 145 militares, que trabalham diuturnamente no recebimento, análise, precificação e pagamento dos direitos remuneratórios gerados pelas mais de seiscentas e cinquenta organizações militares do Exército.
Utilizando sistemas informatizados, como o Sistema Automático de Pagamento de Pessoal(SIAPPES), Sistema de Pagamento de Pessoal (SIPPES) e Sistema de Retribuição no Exterior (SRE), são mais de 4,5 milhões de cálculos e 250 mil linhas de códigos de pagamento analisados e processa dos pelas oito seções finalísticas, as quais produzem arquivos para os bancos, relatórios de crítica e fornecem informações gerenciais, destinadas ao Banco de Informações Estratégicas Gerenciaisdo Ministério da Defesa e ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do Governo Federal.
Em busca de constante aperfeiçoamento, ferramentas de tecnologia e inovação estão sendo incorporadas, gerando maior confiabilidade, transparência e segurança aos beneficiários, como por exemplo o Sistema de Bloqueio e Reversão (SISBR),o Contracheque Ajustado e o atual sistema de consignações (EBConsig).
Como desafios, o CPEx continua no processo de migração dos militares da ativa para o SIPPES, o que deve ser concluído em janeiro do próximo ano, estuda a introdução de ferramentas de inteligência artificial como forma de otimizar tarefas, busca ampliar o controle de qualidade e a disponibilização tempestiva de relatórios aos ordenadores de despesas, tudo isso com a finalidade de aperfeiçoar o sistema de pagamento, ampliar a segurança e evitar a ocorrência de dano tanto ao beneficiário quanto à União.
Dessa feita, o Centro de Pagamento do Exército desempenha um papel relevante para o bem-estar da família militar e para o efetivo cumprimento da missão institucional da Força Terrestre.
Assim, com orgulho de pertencer a tão nobre organização, observa-se que a qualidade dos integrantes do Centro de Pagamento reflete a evolução e o impacto significativo no compromisso contínuo com a inovação tecnológica e excelência em suas atribuições. O CPEx não só garante a eficiência na execução financeira, como também reforça a missão e os valores do Exército, assegurando o suporte necessário e seguro para a prosperidade do principal ativo da Força, o seu pessoal.
Olhando para o futuro, mas sem esquecer as lições do passado, continuamos a nos dedicar às pessoas, buscando sempre as melhores soluções.
Viva o CPEx!
